etica
2) Os sofistas ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem o seu pensamento particular e suas próprias opiniões contrárias para que, dessa forma, conseguissem seu espaço. Por desprezarem algumas discussões feitas pelos filósofos, eram chamados de céticos até mesmo por Sócrates, que se rebelou contra eles dizendo que desrespeitavam a verdade e o amor pela sabedoria.
3) Para Sócrates, erro é fruto da ignorância, e toda virtude é conhecimento. O filósofo, assim, tinha como missão “parir” o conhecimento que está dentro das pessoas. “Daí a importância de reconhecer que a maior luta humana deve ser pela educação, e que a maior das virtudes é a de saber que nada se sabe”.
4) Em Platão, a Ética ganha fôlego na política a partir de uma concepção metafísica e da sua doutrina da alma. Assim como Platão, Aristóteles fala do homem político, social, condenado a viver na pólis (pequeno território localizado no ponto mais alto da região). Para o estagirita (natural de Estagira), o homem deve cultivar a “justa medida”, que é o conjunto de ideias das virtudes éticas, pela qual são administrados os impulsos e as paixões. A justa medida “constitui a personalidade moral do indivíduo”. Aristóteles teoriza deste modo à máxima dos gregos: ‘Nada em demasia’.
5) Na Idade Média ocorreram grandes mudanças, o cristianismo tornou-se a religião predominante e oficial que influenciou