Etica
Clarysse Augusta
Ednara Marques
Fabiana Rodrigues
Graciele Savana
Ítala Santana
Maria Luísa
Tatiane Araújo
Rita de Cássia
TRABALHO DE ÉTICA
MOSSORÓ/RN
2014.1
1 RELATO DO CASO
Francisca, 49 anos, chega a UBS (Unidade Básica de Saúde) localizada no bairro do Santo Antônio na cidade de Mossoró. Francisca estava acompanhada de sua mãe Raimunda, 75 anos, se queixando de fortes dores musculares e dor de cabeça, ao aproximar-se da recepção e pedi uma ficha, para que fosse atendida pelo médico clínico geral, a mesma é surpreendida pela atendente que relata não tem mais ficha para o atendimento, pois o médico só atenderia as dez primeiras pessoas, nesse caso as fichas eram distribuídas por ordem de chegada. Porém a atendente pediu que ela aguardasse, pois alguém poderia desistir, e ela seria atendida.
Dessa forma, elas aguardam por horas. Sua filha se dirige novamente a atendente e a mesma diz que não vai poder encaixa - lá, pois o médico ira atender em outro consultório. Francisca já nervosa encaminha-se à Assistente Social, relata o caso da mãe, e afirma que só sairá da UBS quando seu problema fosse solucionado. A Assistente Social procura o médico, e pede que atenda dona Raimunda, o médico com tom de ignorância diz: mande-a ir para UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Francisca não aceitando a decisão do médico, fica revoltada, tenta agredir a Assistente Social e a atendente por ter esperado muito. Portanto a Assistente Social pede que Francisca tenha calma que irá tentar resolver o seu problema.
Com isso, Francisca alterada tira a sandália e joga em direção á Assistente Social, que se esquiva e bate vidro, ainda autoritária expressa que conhece seus direitos e vai denunciar ao ministério da saúde, além disso, chamara a imprensa. Diante disso, a Assistente Social entra em contato com a Secretaria de Saúde relata o caso e solicita um médico para realizar o atendimento. Com isso, o médico chega e dona