etica
Compreende-se que a ética é de fundamental importância para infl uenciar as empresas quanto às tomadas de decisões, dando-lhes não só valor nos resultados fi ns, como também contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável com o desencadeamento de suas ações.
Verifi ca-se que a intercalação da ética na busca dos melhores resultados pode ser alcançada através do cumprimento das normas jurídicas, orientando-se pela moral e atuando em conformidade com seus princípios éticos em cada uma de suas ações, não só com o propósito de assegurar o bem comum, mas também visando à conquista da idoneidade perante seus clientes e a sociedade em geral.
Entende-se que estas considerações são apenas uma pequena explanação, não havendo intenção de fi ndar todas as possibilidades, ideias e discussões que são requeridas pelo tema.
A sociedade contemporânea está resgatando comportamentos que possibilitem o cultivo de relações éticas. São freqüentes as queixas sobre a falta de ética na sociedade, na política, na indústria e até mesmo nos meios esportivos, culturais e religiosos.
Um dos campos mais carentes, no que diz respeito à aplicação da ética é o do trabalho e exercício profissional. Por esta razão, executivos e teóricos em administração de empresas voltaram a se debruçar sobre as questões éticas. Nos Estados Unidos, após o escândalo envolvendo a Enron, a Harvard Business