ETICA
De acordo com o Instituto ETHOS de empresas e responsabilidade social, “quando bem alinhavada e implementada, uma declaração de valores éticos especifica a forma pela qual sua empresa administrará os negócios”. A partir disso, pode-se definir programa de ética como o conjunto de valores e linha de pensamento ético, ou como um auxílio na tomada de decisões empresariais condizentes com as metas e convicções de sua empresa.
Os valores, núcleo da cultura de organização, servem de referência para decisões estratégicas de empresa e construção de coesão interna, contemplando a criação de princípios e normas. Neste contexto, o papel do líder é essencial para motivar o real envolvimento com a cultura organizacional ética da empresa. Sendo assim, no processo de implementação da cultura ética da empresa são indispensáveis o total comprometimento da administração, assim como, a transparência e a clareza, em todos os níveis hierárquicos, sobre as razões da seleção de certos valores e princípios e sobre o modo como estes serão aplicados às rotinas da empresa.
A liderança pode ser exercida com base em recompensas e punições. Segundo Ferrel, há quatro tipos de conduta do líder quanto à forma de incentivar condutas éticas: recompensa de comportamento dependente de desempenho; punição de comportamento dependente do desempenho; recompensa independente do desempenho, punição de comportamento que não dependente do desempenho. Segundo o mencionado autor, em programas éticos, o líder deve adotar a orientação de recompensa e punição de comportamento dependente de desempenho por ser uma questão de justiça e de boa-fé, valores éticos fundamentais.
As habilidades e competências exigidas para a implementação de um programa ético na empresa são: envolver o máximo de pessoas no projeto de implementação de programa de ética; incrementar condições favoráveis para a prática ética desde o início do processo; confiar e apoiar pessoas no caso de dilemas éticos; ser