Etica
Ética é uma palavra grega derivada de ‘ethos’ que diz respeito aos hábitos e costumes dos homens. Teria sido traduzida por ‘mos’ ou ‘mores’, sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética é a de que são uma parte da filosofia – pertinente também as ciências sociais – que lida com a compreensão das noções e princípios sustentados pela base da moralidade social e vida individual. Em outras palavras, é uma reflexão sobre os valores das ações sociais tanto no âmbito coletivo como no individual.
A ética seria uma reflexão acerca das influências que o código moral exerce sobre a nossa subjetividade e como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos. Dessa forma, até que ponto nos damos o efetivo valor aos preceitos da ética.
HISTÓRIA
O exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes vigentes da época teve inicio na cultura ocidental, na Antiguidade Clássica com os primeiros grandes filósofos a exemplo de Sócrates, Platão e Aristóteles. Questionadores que eram, propunham uma ‘’espécie’’ de estudo sobre o que de fato poderia ser compreendido como valores universais a todos os homens, buscando dessa forma ser correto, virtuoso e ético.
O pano de fundo ou o contexto histórico nos qual estavam inseridos tais filósofos era o de uma Grécia preocupada com a pólis, que estava vinculada a política.
Com a perda da autonomia das cidades-estados gregas no século III a.C. surgem novas escolas filosóficas de inspiração socrática, mas que passa a tematizar a questão ética não mais a partir da relação indivíduo e polis.