etica
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Ética Profissional
Introdução:
O trabalho a seguir
trás conceitos fundamentais do livro Ética e Serviço Social: Fundamentos
Ontológicos, de Maria Lúcia Silva Barroco, fazendo –se uma comparação com a atual realidade social brasileira. Mostrará como esses conceitos direcionam as considerações sobre ética e suas relações com o Serviço
Social, e a respeito dos conceitos ontológicos sobre o trabalho, a sociedade e a ética.
E por fim aproximar a discussão teórico- acadêmica da realidade que vivemos, demonstrando, que os conceitos desenvolvidos pelos autores clássicos são ferramentas teóricas importantes para o aprofundamento de nossa visão do mundo e de nossa compreensão da sociedade.
.
No capitulo I do livro compreendemos bem a relação entre trabalho, ser social e ética.
Para Marx, o trabalho é o fundamento ontológico-social do ser social, é ele que permite o desenvolvimento de mediações que diferenciam o ser social dos outros, mediações essas que são conquistadas no processo histórico de sua autoconstrução pelo trabalho.
As atividade propiciadoras da conexão dos indivíduos com o gênero humano explicitam capacidades como: criatividade, escolha consciente, deliberação em face de conflitos, entre motivação singulares e humano-genéricas , vinculação consciente com projetos que remetem ao humano-genérico, superação de preconceitos, participação cívica e política. Todas elas estão vinculadas com valores; a maior parte exemplifica a capacidade ética do ser social.
A moral origina-se do desenvolvimento da sociabilidade, possibilita que os indivíduos adquiram um
“senso” moral, que permite julgar se os mesmo estão socializados, estabelece uma mediação de valor
entre o indivíduo e a sociedade, entre ele e os outros, entre sua consciência e sua prática.
A reflexão ética é construída historicamente, no âmbito da filosofia, tendo por