Etica
O autor põe em pauta o caminho da humanidade. Por tantos acontecimentos antiéticos e imorais, questiona qual será o destino dessa, abismo ou apogeu em que os efeitos surtirão a todos.
Partindo da crise ética e moral gerada pelo pluralismo histórico-cultural dos povos e o lugar alto e múltiplo das ciências, o autor em sua obra aborda temas como: a evolução do homem na Terra, que de certa forma está sendo uma evolução depredadora de todo ecossistema e de si. As revoluções causadas pelo ser humano para busca do empreendimento, favoreceram como dogmas o prolongamento da vida, mas em contrapartida causaram e causam também a destruição e a desumanização. De certa forma, causam um desenvolvimento material sem um desenvolvimento ético e espiritual.
O ser humano por natureza é um ser que necessita buscar meios para o seu desenvolvimento. Destarte, usa todos os artifícios a fim de conseguir seus objetivos. Para tais conquistas, ele despreza e nega seus próprios limites.
O autor em estudo destaca que para a busca do desenvolvimento, o ser humano deve observar alguns cuidados, com o objetivo de manter suas conquistas em um nível de tolerância que não cause malefícios às relações humanas e destas com o universo e o ser “supremo”. Boff relata que sem cuidado, nada que é vivo sobrevive, pois tudo que cuidamos dura muito mais. Com isso, ele pressupõe que o ser humano necessita resgatar as essências espirituais e ter o mínimo de atitude ética, se quiser preservar a si e as gerações futuras.
Leonardo Boff aborda a crise mundial de valores, pois, segundo o autor, para grande maioria da humanidade é difícil distinguir o que é certo ou errado. Isto porque ela almeja um desenvolvimento pela