etica
O campo da inferência estatística consiste naqueles métodos usados para tomar decisões ou tirar conclusões acerca de uma população. Esses métodos utilizam a informação contida em uma amostra. Inferência estatística pode ser dividida em duas grandes áreas: estimação de parâmetros e teste de hipóteses. Como um exemplo de um problema de estimação de parâmetros:
- Suponha que um engenheiro de estruturas esteja analisando a resistência à tensão de um componente usado em um chassi de automóvel. Uma vez que a variabilidade da resistência à tração está naturalmente presente entre componentes individuais, devido às diferenças nas bateladas da matéria-prima nos processos de fabricação e nos procedimentos de medidas (por exemplo), o engenheiro está interessado na estimação da resistência média à tração dos componentes. Na prática, o engenheiro usará dados da amostra para calcular um número que é, de algum modo, um valor razoável (ou tentativa) da média verdadeira. Esse número é chamado de estimativa. Veremos que é possível estabelecer a precisão da estimativa.
- Considere agora uma situação em que duas temperaturas diferentes de reação, como t1 e t2, possam ser usadas em um processo químico. O engenheiro conjectura que t1 resulta em rendimentos maiores que t2. O teste estatístico de hipóteses é a estrutura para resolver problemas desse tipo. Nesse caso, a hipótese seria que o rendimento médio usando a temperatura t1 é maior que o rendimento usando a temperatura t2. Não há ênfase na estimação de rendimentos; em vez disso, o foco está na tirada de conclusões acerca de uma hipótese estabelecida.
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DAS MÉDIAS
Valores de medidas estatísticas, tais como a média, o desvio padrão e as proporções não são necessariamente iguais aos de outras amostras obtidas de uma mesma população. Essa variação é atribuída a diferenças na composição das amostras aleatórias e é conhecida como variação amostral. A partir do estudo da