Etica
A ética, na disciplina teórica, estuda os códigos de valores que determinam o comportamento e a tomada de decisões. No ambiente organizacional e na gestão em empresas, a ética estuda os códigos morais que orientam as decisões empresariais. Na negociação, a ética está relacionada com o grau de honestidade, de abertura e de sinceridade que o negociador deve ter na sua relação com o oponente.
Como comportamentos éticos na negociação têm:
➢ Respeitar os interesses do oponente ➢ Utilizar manuais internos de procedimentos éticos ➢ Decisões e ações que realcem o bem-estar da sociedade e da organização ➢ Padrões de conduta e julgamento moral ➢ Conduta ética dos administradores: analisar os comportamentos éticos ➢ Preservar valores e princípios éticos independente da intenção da outra parte.
Referências Bibliográficas:
www.vision.com.br Técnicas de Negociação – Aula Quatro – Planejamento e Ética
Mediação
A mediação nada mais é do que uma negociação assistida, um processo extrajudicial de resolução de conflitos, com a finalidade de que possam manter uma comunicação produtiva à procura de um acordo possível para elas.
➢ É um processo – porque tem um desenvolvimento organizado ➢ É extrajudicial – porque está fora do Judiciário ➢ Comunicação Produtiva – o mediador deve levar as partes a se expressarem de forma clara.
As características da mediação são:
➢ Voluntária - Os litigantes não são obrigados a negociar, a mediar ou a fazer acordo ➢ Confidencial - A confidencialidade alcança a todos que se encontram na sessão de mediação. Portanto, as partes e até os observadores, se houver, deverão guardar sigilo acerca do que ali for dito ➢ Não adversarial - Ocorre que muitas pessoas em disputa não são adversárias, e, mesmo que fossem não estão sempre inclinadas a sê-lo ➢ Mais econômica - Não só é mais econômico financeiramente, como