etica
3- Moral e Lei
4- Ética na História
5-Ética na Educação
5.1-OBJETIVO
5.2- CONCLUSÃO
5.3- REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A palavra ÉTICA vem do grego Ethos; significa “modo de ser”. É da competência da ética definir o que é o BEM, porém não mostra como se chega à prática do bem, pois é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A ética não se preocupa com casos particulares ou individuais, mas normatiza as relações comportamentais do indivíduo no contexto da sociedade.
OBJETIVO
Este Trabalho apresenta uma breve reflexão sobre ética e a educação. Buscando conceituar objetivamente ética e moral para evitar equívocos sobre os termos. E demonstrando o verdadeiro papel exercido pelas instituições de ensino e educadores no processo de formação dos indivíduos. Tendo consciência que a mudança social e comportamental é possível, os conceitos éticos devem ser abordados em todos os segmentos institucionais, garantindo o conhecimento qualitativo e significativo.
ETICA E MORAL
Analisando a origem das palavras ética e moral, percebe-se que ambas vem de línguas antigas, o grego e o latim respectivamente e possuem o mesmo significado: se refere à conduta e a caráter, ou relativo aos costumes e valores sociais. Mas em nosso idioma as duas palavras possuem significados distintos, apesar de estarem diretamente interligados. Por isso costuma gerar grande confusão na hora de se conceituar ética e moral. Segundo Valls (apud ROSAS, 2002), "a ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.
Sendo assim, é necessário dar enfoque as principais diferenças conceituais desses termos em nosso idioma, para termos uma melhor compreensão e utilizá-las adequadamente em nossas relações sociais. Podemos afirmar de maneira clara e objetiva que ética é tem fundamentação teórica e reflexiva, sendo considerada universal,