etica
SLIDE 1
A idéia do factoring no Brasil nasceu em 1968, quando o Banco Central examinava um relatório de inspeção feita em um banco de investimento de São Paulo, integrante de um conglomerado financeiro.
O inspetor, no curso de seu trabalho, deparou-se com a rubrica Factoring, rasurada no lugar de Financiamento de Capital de Giro no ativo do balancete desse banco de investimento.
O assunto foi submetido à Inspetoria Geral de Mercado de Capitais, do Banco Central.
Ao examinar o relatório verificou-se a expressão factoring era inteiramente desconhecida no Brasil. Tinha-se uma vaga idéia de tratar-se de uma forma de fornecer capital de giro e serviços. Exame feito, concluiu tratar-se de uma grosseira simulação de desconto bancário de duplicatas.
A partir daí, começamos a estudar o factoring, adquirindo livros e trabalhos, a maioria escrita na língua inglesa.
SLIDE 2
No dia 29 de abril de 1979, Diretores da Área de Mercado de Capitais do Banco Central, promoveram um seminário para diligente de bancos de investimentos, no Centro de Treinamento , em Brasília.
Em 1982, lançamos o factoring no Brasil e no dia 11 de fevereiro de 1982 foi fundada a ANFAC – Associação Nacional das Empresas de Fomento Comercial- com a finalidade de congregar as empresas de factoring e divulgar os objetivos e as vantagens do factoring para o se mercado – Alvo: as pequenas e medias empresas. Foram onze as empresas fundadoras da ANFAC.
SLIDE 3
A atividade dessa empresas estava ainda em fase pré-operacional, quando em nome de uma política de contingenciamento de credito, foi cerceada com a edição da atípica Circular nr.703, de 16/06/82. A circular procurava coibir a pratica de operações financeiras definidas pela Lei n 4595, na verdade acabou suscitando duvidas e controvérsias sobre a legitimidade das operações de factoring no Brasil.
Mais inconcebível foi a iniciativa do Banco Central, proibiu as Juntas Comeciais do País de acolher os pedidos de