Etica
A ética é a área da filosofia que estuda os valores morais. Reflete sobre o bem e o mal, o que é certo ou errado, e procura responder, por exemplo, se os fins justificam os meios ou se os meios justificam os fins. A partir de Sócrates (469-399 a.c), a filosofia, que antes estudava a natureza, passa a se ocupar de problemas relativos ao valor da vida, ou seja, das virtudes. O primeiro a organizar essa questão é o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.c). Em sua obra, entre outros pontos, destaca os estudos da relação entre ética individual e social, e entre a vida teórica e prática.
Aristóteles também classifica as virtudes. A justiça, a amizade e os valores morais derivam de costumes e servem para promover a ordem política. A sabedoria e a prudência estão vinculadas à inteligência e a razão.
MORAL: É o que já foi decidido: ela permite tudo, desde que não se desobedeça a princípios.Ou seja, a moral dita regras de convívio social, uma pessoa que respeita essas regras é considerada uma pessoa moral.
ÉTICA: Tudo depende: ela permite tudo, desde que não prejudique outros indivíduos. A ética busca justificar a moral e criar a consciência ética no indivíduo, fazendo-o perceber as conseqüências de seus atos perante a sociedade. Para ser ético, é necessário desenvolver uma reflexão crítica. Resumo Ética e Cidadania
2 Ética e Cidadania
A EXISTÊNCIA ÉTICA
Senso moral e consciência moral
Sendo Moral são todos os sentimentos exprimidos pelo ser humano, sendo eles bons ou ruins.
As decisões a serem tomadas em nossa vida, não manifestam nosso senso moral e sim põe a prova nossa consciência moral, pois exigem que decidamos o que fazer, que justifiquemos para nos mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as conseqüências deles, porque somos responsáveis por nossas opções.
O senso moral e a consciência moral referem-se a valores, sentimentos provocados pelos valores e a decisões que conduzem a ações com