Etica
No âmbito da disciplina de “Ética, Responsabilidade Social e Cidadania” do plano curricular do 2.º ano, 1.º semestre Licenciatura em gestão.
O que é solidariedade, esta palavra bonita que nos enche de orgulho de nós mesmos? Um acto altruísta, generoso, de partilha, de doação? Uma desculpabilização de nós mesmos perante a sociedade? Entre a beleza de "empatia", "partilha", "amor", "ajuda" e "compreensão", entre outras palavras de som doce, encaixamos "egoísmo" e "poder". Será a solidariedade uma acção com um fundo egoísta? Um exercer do nosso poder sobre outrem?
Na verdade, se esperamos obter algo em troca de um acto solidário (nem que seja um calorzinho no coração, um orgulho reforçado do nosso ser) então estamos a ser, de facto, egoístas na nossa motivação. E o facto de selecionarmos as causas ou as pessoas com as quais somos solidários é, na realidade, o nosso poder de escolha em pleno funcionamento! Quem, de nós, é capaz de ser solidário com alguém que não compreende, não gosta, não aceita?
Procurámos através deste trabalho dar a entender o que é ética, solidariedade e altruísmo para uma melhor compreensão destes conceitos. O termo “ética” não tem um conceito único, que é aceite por todos os que trabalham, estudam ou se dedicam ao tema. Cada pessoa pode dar um significado diferente, assim sendo relacionamos ética com moral.
Um Gestor necessita de um suporte teórico científico e relacional importante, que deve ser acompanhado por uma ligação teórico-prática essencial para a compreensão de ideias e conceitos mas sobretudo para a elaboração de capacidades de acção, abordando este tema.
Actualmente a nossa sociedade sente necessidade de ter princípios bem definidos, apoiados nos ideais de solidariedade, altruísmo, e respeito pela dignidade da pessoa.
Ao falarmos de solidariedade e altruísmo torna-se imperativo falarmos nas acções e instituições de solidariedade igualmente com um papel muito importante na nossa sociedade.