Etica
Pesquisar:
Ética, Moral e Cidadania.
Anotações: (14/08/12)
O direito nasce do próprio homem, que delimita seus limites e impõem sanções a quem os ultrapasse.
Dita o que é certo e o que é errado, impondo deveres e direitos
A questão dos deveres do homem perante a sociedade: Através da educação em casa (seio familiar) e na escola.
Pesquisa Internet
A ética tem por finalidade a investigação, análise e explicação do comportamento moral humano, ou seja, o conjunto de princípios e valores que orientam as relações humanas.
“Se eu soubesse algo que me fosse útil e que fosse prejudicial à minha família, expulsá-lo-ia de meu espírito. Se eu soubesse algo útil à minha família que não o fosse à minha pátria, tentaria esquecê-lo. Se eu soubesse algo útil à minha pátria que fosse prejudicial à Europa, ou que fosse útil à Europa e prejudicial ao gênero humano, considerá-lo-ia um crime, pois sou necessariamente homem, ao passo que sou francês por mera casualidade”. Montesquieu
Ética: O homem não é senão o seu projeto e só existe na medida em que se realiza”. Sartre
A ética é muito mais complexa, geral e universal do que a moral. A moral limita-se a determinadas esferas da conduta humana, exemplo: moral sexual, profissional etc.
A moral é de conformidade com a época, a ética transcede a época.
Os valores morais, justiça, lealdade, fidelidade, honestidade, estão inseridos na sociedade de forma geral, sem eles a vida social seria impossível.
Fome, chacina de seres humanos e animais, linchamentos, infanticídios, estupros, genocídios, torturas, eutanásia, aborto, roubos, são alguns exemplos que colocam à prova nossos valores morais.
Nossas ações, nossos sentimentos dizem respeito as escolhas que fazemos entre o bem e o mal, sempre para satisfazermos nossos desejos, para atingirmos nossos objetivos.
Dessa forma, os nossos sonhos, aspirações nascem e existem como parte inerente de nossa