etica
Como já foi dito anteriormente, a moral e a ética são duas palavras muito facilmente colocadas nas conversas do dia-a-dia, mas as duas apresentam a mesma dificuldade de serem colocadas em prática. Vivemos hoje em uma sociedade capitalista onde não se medem esforços e vidas para se obter o lucro tão almejado.
Um ótimo e claro exemplo desta gana pelo poder e pelo dinheiro foi a guerra dos EUA contra o Iraque, que não poupou nada para que os americanos tivessem acesso a um dos bens naturais mais valiosos do planeta, o petróleo. E nos fica a angustiada pergunta: qual será o próximo passo, qual será o próximo povo a ser massacrado que se renderá à cobiça do poderio americano? Onde estará a ética destes governantes?
Mas não cabe a nós ficar de braços cruzados o problema não está somente nas altas hierarquias, nós também somos grandes culpados desta atmosfera de competição e ganhos a qualquer custo. A falta de ética e de moral, está em todos os lugares, podemos dizer, que no âmbito empresarial: “A raiz do problema está no sistema de remuneração dos altos executivos das empresas cotadas em bolsa de valores. Criou-se o sistema de remuneração combinando: salários (altos) + benefícios diretos e indiretos (em muitos casos extensivos à família) + opções de ações da empresa (Stock Options) vinculadas aos lucros anuais exigidos pelos acionistas. Aí começa a ciranda. O acionista quer o lucro esperado. O executivo quer manter o emprego e em conseqüência a alta remuneração e prestígio que ele proporciona, além claro, da régia aposentadoria quando chegar a hora. O investidor quer seu dinheiro de volta, também com o lucro (juros) esperado. O banqueiro quer manter a empresa como cliente e também ter seu lucro nas operações bancárias.
O funcionário quer ter melhores salários e benefícios e também comprar ações da empresa para obter lucros e é incentivado por seus superiores a fazê-lo.”
Todos querem obter lucros, serem bem sucedidos, o que a meu