Etica
Trabalho sobre:
Resumo de Ética a Nicômaco de Aristóteles
Resumo de Ética a Nicômaco de Aristóteles
Ética a Nicômaco foi escrito por Aristóteles e dedicado ao seu pai chamado Nicômaco. Essa obra é composta por dez livros.
Livro 1
No primeiro livro, Aristóteles dedica-se a virtude humana, que para ele são duas: as virtudes éticas e as virtudes dianoéticas.
Por virtudes éticas entendem-se aquelas que nascem do hábito e as virtudes dianoéticas são aquelas que decorrem da inteligência e podem ser desenvolvidas por um ensinamento.
Livro 2
No livro II Aristóteles trata da virtude. Esta é uma qualidade potencial que só se realiza quando se agem com justiça.
A virtude não é um dom e pode ser adquirida mediante o ensino. Para isto o homem precisa ser educado, justo e razoável. Ela opõe-se ao mal e possui um valor mediador que interessa a Aristóteles.
A boa legislação torna bons os cidadãos por meio dos hábitos. As virtudes e os hábitos tornam os homens justos ou não.
Livro 3
No livro III Aristóteles estuda o valor das ações voluntárias e involuntárias. A virtude relaciona-se com as paixões e ações voluntárias. Já o relacionamento das paixões com as ações involuntárias ocorrem por ignorância.
Uma ação deliberada tem origem no desejo do sujeito. Este desejo pode ser racional e pode provir de uma escolha ou de uma intenção. O homem, assim, é responsável por sua virtude e por seus vícios.
Livro 4
No livro IV são descritas certas virtudes éticas que o homem deve possuir. A generosidade é o meio termo em relação à riqueza, assim como a magnificência. Já a ambição é o desejo por honra.
Livro 5
O livro V aborda a questão da justiça, estudada nos seus mais diversos tipos e relações.
Para Aristóteles, justiça é a disposição de caráter que torna as pessoas propensas a fazer o que é justo, desejando e agindo. Quando se conhece a boa condição, a má também se torna conhecida.
Livro 6
As virtudes dianoéticas. Elas