etica
TRABALHO FILME: O PODER E A LEI
MONTES CLAROS/MG
MARÇO/20
BRUNO DO VALE
TRABALHO FILME: O PODER E A LEI
Trabalho apresentado à Faculdade de Direito Santo Agostinho - FADISA, como requisito apresentado ao plano de ensino da disciplina Ética geral e profissional.
MONTES CLAROS/MG
MARÇO/2013
O filme apresentado, O poder e a Lei é uma adaptação do livro escrito pelo renomado autor Michael Connely que nos remete a exposição de um sistema judiciário a partir de um advogado corruptível insaciável por dinheiro e pronto pra defender criminosos através de condutas reprováveis que acaba conhecendo a verdadeira crueldade de um dos seus clientes não tão usual como de praxe.
O advogado protagonista do filme Mickey Haller se caracteriza pela fama de “durão e corrupto” com uma gama de clientes que são excluídos da sociedade, ele tem a agilidade de manter o seu escritório atrás do banco do seu carro Lincoln onde usa para atender os seus diversos clientes.
O advogado Mickey Haller possui como principal característica o suborno continuo de empregados do judiciário que o ajudam em seus casos. Assim como seu escritório é móvel no carro o dinheiro entra muito fácil pela janela do mesmo e assim não paga impostos relativos aos processos.
É aí que reside a complexidade e a contradição do personagem bem interpretado por Matthew McConaughey. Sob o seu próprio ponto de vista, ele atende a um “código de ética” segundo o qual está ajudando oprimidos e desfavorecidos a ter uma chance perante a lei. Ele poderia ser um advogado bem conceituado, admirado pelos colegas e empregado num grande escritório, mas prefere trabalhar basicamente na faixa de baixo da sociedade. Por que? Não se desgasta muito, não pega casos pesados e tem tempo livre para si. Além disso, o dinheiro é garantido e rápido. Ou seja, é um sujeito solitário que tem a