Etica
Passo 1- Até que ponto um gestor de pessoas precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?
Observa-se que a prática da ética nas organizações, por caminhos formais ou informais, instala-se por referências ideais de comportamentos e procedimentos que servem de guia, modelo e exemplo de ações ou atitudes tidas como aceitas ou recomendadas por formadores de opinião. Na manutenção de um código de ética é necessário que se tenham os guardiões que, em geral, compõem o Conselho de Ética e têm por objetivo: analisar os casos discrepantes ou não descritos e auxiliar na identificação das necessidades de revisão dos itens existentes, sugerindo acréscimos ou mudanças. Como guardião e defensores da ética os gestores devem agir de forma transparente e ética como bons formadores de ideias, em busca de novos adeptos a cultura ética da organização sendo tal comportamento de extrema importância. Etapa 2
Passo 1 –
1 O que é ética?
A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito”.
Portanto ética, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
1.1 O que é moral?
Moral e um conjunto de valores, normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade e de uma cultura. Passo necessário para que o individuo possa se agregar a um grupo.
1.2 O que é a lei?
Lei é uma