Etica e TI
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CAIO CÉSAR PEREIRA DE VASCONCELOS
ÉTICA E TECNOLOGIA FAZENDO O QUE É CERTO, JUSTO E CORRETO, SEM NECESSÁRIAMENTE PREJUDICAR O SOCIAL
JOÃO PESSOA
2014
“a ética grega é uma estética, ou uma poética, preocupando-se com a arte de viver, com a elaboração de uma vida bela e boa.” Kierkegaard e Foucault
Introdução
O artigo a segui, terá como base o uso da ética no âmbito da tecnologia, e antes de mais nada, precisamos definir que, ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social. Então podemos definir que a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
Uma das questões que se levanta com grande freqüência no Terceiro Milênio é a da postura ética no uso da tecnologia. Com os avanços da informática e sua crescente presença na vida diária das pessoas surgem conflitos antes inimagináveis. A informática mudou, direta ou indiretamente, a forma de trabalhar, estudar, divertir-se, e até mesmo nos negócios como as transações comerciais e financeiras, enfim a forma de viver e conviver das pessoas. Estes avanços trouxeram muitas facilidades e confortos ao cotidiano e também muitos problemas, tais como os dilemas éticos, podendo citar o uso privilegiado de dados confidenciais ou a divulgação de dados impróprios pela Internet, o acesso não autorizado a sistemas computacionais, a discussão acerca do direito de propriedade de softwares, as questões relativas ao direito autoral na rede, entre outros. (MASIEIRO, 2000).
Objetivo
A proposta do presente artigo é de adentrarmos a problemática da ética através de uma resumida