Etica e rh
SEMINÁRIO DE ÉTICA ORGANIZACIONAL
GRUPO 4: Claiton G. Oliveira, Giovana L. Tondello, Jamile Rech, Juliete Trevisan, Ricardo S. Pozza e Rogerio Gabriel.
RH – ÉTICA EM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Nos dias atuais não basta uma empresa apenas apresentar qualidade em seus produtos e serviços, embora seja primordial para que se consiga credibilidade junto ao mercado. Esta conquista de credibilidade é mais ampla, ela engloba também a ética, que nas empresas começa na área de RH, principalmente no recrutamento e seleção.
Segundo Chiavenato (2005), o RH da empresa é uma área que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de várias áreas, por tratar diretamente com o ser humano. O departamento RH tem como objetivo ser o elo entre os funcionários da empresa e a parte superior da mesma.
O RH possui um papel de suma importância, pois a organização que valoriza a ética em suas ações é vista pela sociedade e pelos profissionais como um parceiro sério e confiável. Se o RH não for ético e transparente em suas ações, jamais conseguirá fazer com que os seus colaboradores contratados absorvam princípios de uma corporação. O ser humano precisa de exemplos.
A maneira de como buscar a mão-de-obra para uma organização no mercado de trabalho, é conhecida como recrutamento e cada método de recrutamento possui características favoráveis e contrárias.
Depois de efetuado o recrutamento, o próximo passo em um processo seletivo é a seleção de pessoas. Um processo seletivo ético inicia quando esse é visto como um desafio. A escolha do candidato deverá seguir uma linha previamente definida e o objetivo do processo seletivo não deve ser esquecido encontrar em menor tempo possível, a pessoa certa para o lugar certo.
De acordo com Oyamada (2005), é fundamental que todo processo seja fundamentado na ética para que haja um bom equilíbrio e um bom funcionamento da organização, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
Ë importante destacar que