Etica e relações humanas
Introdução a Ética: definição. Predisposição ética: ética e cultura
organizacional; lucro; ética do amor; falta de ética; corrupção; comunicação; ética e visão estratégica; competência; burocratização; qualidade. Consciência ética: ética aplicada; responsabilidade social; mudança; felicidade; negociação; educação para liderança e competência; gestão participativa. Modelo de gestão ética: competência, educação na empresa; cultura renovada; gestão ética; comitê estratégico de ética; ideário; formulação de modelo de ética corporativa. Repensando a ética: reflexões.
1.
2.
3.
Tornar o aluno capaz de compreender a ética e seus princípios como norteadores das ações que diferenciam um bom profissional. Levar este aluno à reflexão da ética como princípios e valores não só profissionais, mas humanos; Compreender que o Mercado e as práticas Corporativas são práticas sociais.
B1 Peso 4,0 – Avaliação do Professor
B2 Peso 6,0 – Avaliação Oficial – Prova da Instituição.
Ethos - os traços característicos de um grupo, do ponto de vista social e cultural, que o diferencia de outros. É a identidade social. Ethos que significa o modo de ser, o caráter. Isso indica o comportamento do homem dando origem a palavra ética. A ética pode ser definida como a “ciência do ethos” e está relacionada ao comportamento humano. A palavra grega ethos significar o ‘conjunto de hábitos ou costumes fundamentais' de determinadas sociedades.
A ÉTICA NA ANTIGA GRÉCIA
Historicamente, a idéia de Ética surgiu na antiga Grécia, por volta de 500 a 300 a.C, através das observações de Sócrates e seus Discípulos.
Sócrates refletiu sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto de conduta.
Sócrates
“Nada em excesso”
“Conhece-te a ti mesmo”
“Só sei que nada sei.”
“Uma coisa posso afirmar e provar com palavras e atos: é que nos tornamos melhores se cremos que é nosso dever seguir em busca da verdade desconhecida.”