ETICA E MEIO AMBIENTE
CENTRO DE CIÊNCIA JURIDICA
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: HUMANIDADE E TRANSCENDÊNCIA
PROFESSOR: ERMANO RODRIGO NASCIMENTO
ANITA RÊGO DAVI ANALISE CRITICA DO LIVRO ÉTICA E MEIO AMIBENTE JOSAFÁ CARLOS SIQUEIRA
Recife,13 de abril de 2015 INTRODUÇÃO
O livro, Ética e Meio Ambiente do autor Pe. Josafá Carlos de Siqueira discute de maneira ampla, em breves reflexões, a formação da discursão ecológica, desde suas origens helênicas, passando por culturas tradicionais e pelos diversos movimentos ambientalistas além procurar sensibilizar os jovens, ou seja, os responsáveis do legado ecológico.
O autor retrata em seu texto a temática ambiental discutindo questões como: ética, educação, religiosidade, história, ciência e sempre mostrando uma visão intersubjetiva para que o leitor forme suas próprias ideias, mas não abandona sua postura e ressalta diversos princípios das teorias biológicas de evolução com o Criacionismo. Além disso, discute o desenvolvimento sustentável, econômico, o consumismo, e também aborda muito sobre padrões estéticos enfocando também que a própria beleza da Natureza. É colocado em bastante importância o contexto histórico dos movimentos ambientalistas perante o ponto de vista religioso e ativista.
Defende bastante o conceito de que a preservação do meio ambiente esta cada fez mais ligada na rotina do ser humano, até na era do mundo globalizado, o individuo está inteiramente ligado a preservação do meio que o cerca através das suas contribuições. Em todo o livro, o autor explicita que é necessário se modificar a maneiro que o homem ver o mundo em que vive e que através do agir ético pode ser estabelecido um equilíbrio entre as necessidades da sociedade e do meio