etica e cidadania
Aristóteles: Ele entendia que as ideias não nasciam conosco, tinham influencia da sociedade.: tinhas as experiências ao nascer e criava ideias éticas ou antiéticas.
Sócrates: as ideias eram o objetivo da vida humana.
Platão: Entendia que a ética deveria ser aplicada a sociedade.
I. Ética na Idade Média: tinha uma preponderância: Teocentrismo (Deus no centro do universo) Filósofos: Santo Agostinho... O ser humano e Deus. Havia respeito as ideias, milagres, princípios religiosos e isso era aplicado a ética. Deus é o fundador de tudo.
II. Na idade Moderna: Antropocentrismo: O homem no centro do universo. Desde o século 16 até o sec. 19, o materialismo como valor de felicidade, liberdade de expressão e de escolha, o livre arbítrio. Rene Descartes, Rousseau ( contrato social), Kant.
III. Contemporâneo: visão da ética do homem atual: novos valores, surgimento da tecnologia, houve uma transformação na sociedade em relação a própria sociedade e a política. Temos Augusto Conte, Karl Marx, Jean-Paul-Satre ...
A Ética é um ramo da filosofia que estuda o comportamento moral do ser humano e o classifica como certo e errado, justo ou injusto. Você deve ser ético no seu comportamento.
De acordo com Vazquez a ética é um conjunto disciplinado e racional que respeita o comportamento humano, do homem na sociedade que vivemos.
A ética e o direito: ética vem a ser a realização da liberdade e o direito vem a determinar os limites do que se pode ou não fazer através do Estado.
Ética na era antiga: começou no período pré-socrático (antes de Sócrates) os filósofos direcionavam seus pensamentos para a natureza de maneira geral, porém com a aparição de Sócrates, Platão e Aristóteles a ética recebeu uma