Etica, Virtude e Ideologia
“As nossas virtudes, a maior parte das vezes, não passam de vícios disfarçados." - La Rochefoucauld , François
Virtude é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.
A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem.
Entende-se por virtude a condição de agir prol de si mesmo, isto é a capacidade do ser humano comportar-se moralmente, buscar o bem de maneira uniforme e estável, sabendo que o bem do homem é definido pelo contexto histórico-social,e sofrerá mudanças específicas conforme o pólo hegemônico de relações, sendo então o bem do homem é histórica e e socialmente criado de maneiras diferentes. Conceito de Virtude se dá com o hábito de superar-se, de bem fazer-se , isso vem desde a antiguidade grega, e continua basicamente o mesmo até hoje.
*Segundo o filósofo SÓCRATES, o homem age mal quando ignora o bem.Aquele que conhece o bem, será automaticamente virtuoso.
* Segundo o filósofo PLATÃO, as virtudes do homem são um conjunto e a perfeição do mesmo se dá pela prática desse conjunto. Para Platão as principais virtudes são; força, coragem, justiça e piedade, e para ele virtude abrange também criar riquezas. Ele também nos ensina que a perfeição se dá pela prática de várias virtudes. E para ele a justiça é a virtude que garante a harmonia entre as outras.
*Já o filósofo ARISTÓTELES, articula uma avaliação geral do sentido do bem com uma reflexão minuciosa sobre os modos particulares como esse bem se revela relativamente aos vários modos do agir humano.
Para Aristóteles as virtudes são capacidades que precisam de exercícios e para ele há dois grupos de virtudes sendo o primeiro grupo os da virtudes ética, que seguem a mesma linha de Platão: Prudência, fortaleza,