Etica Politica e Sociedade (trabalho em Grupo)
Introdução
Ao longo da história, a crença na existência de raças superiores e inferiores foi utilizada para justificar o domínio de determinados povos por outros. A escravidão é um exemplo de racismo que marcou a nossa história. Infelizmente, ainda hoje ouvimos relatos de discriminação racial no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
Através deste trabalho vamos conhecer um pouco mais sobre o racismo no Brasil, a democracia racial e como o racismo se encontra presente nos jogos de futebol em pleno século XXI.
Racismo no Brasil
A história dos conflitos e problemas no Brasil envolveu bem mais do que a formação de classes sociais distintas por sua condição material. Nosso país ficou marcado, desde as origens da sociedade colonial, pela questão do racismo e, especificamente, pela exclusão dos negros. O problema é que essa problemática racial deixa de ser uma simples herança de nosso passado e passa a tocar o nosso cotidiano de diferentes formas. Algumas delas estão presentes no nosso futebol brasileiro.
É no passado que podemos levantar as questões de como o brasileiro trata a questão racial, pois esse fato vem acontecendo desde a escravidão africada instituída em solo brasileiro, por muito tempo era obrigatório de que as tarefas braçais e subalternas eram de responsabilidade dos negros, enquanto o branco, europeu e civilizado, tinha como papel, no ambiente colonial, liderar e conduzir as ações a serem desenvolvidas, ou seja, os brancos nasceram para o mando e os negros para a obediência.
Porém, devemos levar em consideração que o nosso racismo veio acompanhado de da miscigenação, assim muitos questionam se realmente somos ou não pertencentes a uma cultura racista. Para outros, o mestiço definitivamente comprova que a relação sexual entre os diferentes é prova de que nosso país não é