Etica para meu filho
Capítulo l
O que é a ética?
Há coisas que não precisamos saber e podemos viver muito bem sem elas, claro que dependendo da coisa, vivemos pior ou melhor mais ai vai da vontade de cada um em querer saber o que melhor te convém.
Em resumo, entre todos os saberes possíveis existe pelo menos um imprescindível: o de que certas coisas nos convêm e outras não.
E o que nos convém costumamos dizer que é "bom", pois nos cai bem; outras,em compensação, não nos convém, caem-nos muito mal, e o que não nos convém dizemos que é "mau".
No entanto, às vezes as coisas não são tão simples: certas drogas, por exemplo, aumentam nossa energia ou produzem sensações agradáveis, mas seu abuso contínuo pode ser nocivo. Em alguns aspectos são boas, mas em outros são más: elas nos convêm e ao mesmo tempo não nos convém.
Saber viver não é tão fácil, pois é preciso lidar com diversos critérios opostos.
Em matemática ou geografia, há sábios e ignorantes, mas os sábios estão quase sempre de acordo quanto ao fundamental. No viver, por outro lado, as opiniões estão longe de ser unânimes.
À primeira vista, a única coisa com que todos nós concordamos é que não concordamos com todos.
Mas observe que também essas opiniões diferentes coincidem em outro ponto, ou seja, nossa vida é pelo menos em parte, resultado daquilo que queremos.
Capítulo II
Ordens, costumes e caprichos
Está claro que há coisas que nos convêm e outras que não nos convêm para viver, mas nem sempre está claro quais são as coisas que nos convêm.
Então sempre fazemos o que queremos? nem tanto. Às vezes as circunstâncias nos obrigam a escolher entre duas possibilidades que não escolhemos: digamos que há ocasiões em que escolhemos embora preferíssemos não precisar escolher. Pois afinal de contas não podemos escolher por exemplo o tempo que nós convém ou o que nos acontece, podemos apenas escolher a maneira que escolher agir diante das circunstâncias.
Mas para fazermos qualquer coisa