Etica, Moral e Lei
A MORAL tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida cotidiana da sociedade e dos indivíduos, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões.
A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade.
Leis são acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justi¬ça mínima, ou direitos mínimos de ser. Importante ressaltar que a lei não é a justiça, ou seja, o cumprimento da lei não é o máximo que os indivíduos conse¬guem desenvolver em prol da própria realização. É apenas um instrumento para fazer justiça, enquanto encarregada de ga-rantir justiça mínima.
2- Quais as principais “desconfianças” e reclamações que pesam sobre os profissionais de TI? Como combate-los ?
É que tudo em uma empresa acaba dando algum erro, seja lá o que for, a atividade fim do responsável por tecnologia da informação. tudo que se relaciona tecnologia, pois, querendo ou não, os equipamentos modernos possuem tecnologia e com isso o usuário (incluindo o chefe) vislumbra “Tecnologia = Setor de TI”, simples assim. É como se o TI fosse responsável por tudo na empresa.
Justificando que tudo não é só o TI que resolve tudo em uma empresa, e sim implementar e atualizar soluções computacionais que cabem ao profissional de Ti