Ethernet industrial - Profinet
Resumo – Este artigo têm como objetivo apresentar o estudo do Profinet que é uma rede padronizada pela Associação Profibus Internacional como uma das quatorze redes de Ethernet industrial. A norma que regulamenta o Profinet é a IEC61158-5 e IEC61158-6, sendo o décimo protocolo incluso nessa norma (Type 10).
Palavras Chaves – Profinet, Profibus, Ethernet Industrial, Profinet IO, Profinet CBA, Profinet IO, Profibus DP.
I. INTRODUÇÃO
Basicamente, há dois tipos de redes Profinet: Profinet IO e Profinet CBA. O ProfinetIO é uti lizado em aplicações em tempo real (rápidas) e o Profinet CBA é utilizado em aplicações onde o tempo não é crítico, por exemplo, na conversão para rede Profibus DP.
A figura 1 ilustra como o Profinet definiu suas camadas baseadas na arquiteturaTCP/IP.
Fig.1- Arquitetura TCP/IP para Profinet
Verificando a figura acima nota-se que o Profinet pode ter três formas distintas de operação, sendo duas delas para tempo real e uma para não tempo real.
A primeira maneira baseia-se na arquitetura TCP/IP pura, utilizando Ethernet na camada um e dois, o IP na camada três e o TCP ou UDP na camada quatro. Essa arquitetura é chamada de Non-real time (Non-RT), pois seu tempo de processamento aproxima-se dos 100ms. A grande aplicação nesse tipo de comunicação é deconfiguração da rede ou na comunicação com os Proxis, utilizando o Profinet CBA. Os Proxis são conversores de um determinado protocolo em outro (por exemplo, de Profinet para Profibus DP ou de Profinet para Interbus S), conforme mostrado na figura 2.
Fig.2- Proxy Profinet/Profibus DP e Profinet/Interbus S.
Outra maneira apresentada baseia-se no chamado Soft Real Time (SRT), caracterizando-se por ser um canal que interliga diretamente a camada da Ethernet à aplicação. Com a eliminação de vários níveis de protocolo, há uma redução no comprimento das mensagens transmitidas, necessitando de menos tempo para transmitir os dados na rede.