Ether
ETHERNET
O padrão de rede Ethernet foi originalmente desenvolvido pela Xerox – PARC (Palo Alto Research Center) em meados de 1973. Em 1980, a Xerox se uniu à DEC (Digital Equipment Corporation) e à Intel para definir a especificação Ethernet v1.0. O mesmo grupo fez a segunda especificação em 1984, denominada Ethernet v2.0. É uma tecnologia de interconexão para redes locais (LAN – Local Area Network) baseada no envio de pacotes. Utiliza como método de acesso o Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection (CSMA/CD), portanto, quando dois computadores desejam enviar dados simultaneamente através da rede, o CSMA/CD determina o comportamento a ser empregado. Suporta taxas de transferência de dados de 10 ou 100 Mbps, sendo um dos padrões mais utilizados em todo o mundo para redes locais.
Numa rede Ethernet quando uma estação precisa transmitir dados, ela envia o sinal para toda a rede. Todas as demais estações ouvem a transmissão, mas apenas a que tiver o endereço indicado no pacote de dados recebe os dados. As demais estações ignoram a transmissão. Na prática, funciona como uma conversa entre amigos que utilizam o mesmo meio para falar uns com os outros. Enquanto um fala, os outros ouvem; quando ninguém estiver falando, outro pode começar, porém, se quando todos estiverem calados, dois começarem a falar ao mesmo tempo, ocorre uma colisão.
As vantagens são o baixo custo, a simplicidade e a maior velocidade em pequenas redes. A principal desvantagem é que ela não possui o QoS (qualidade de serviço), que monta um esquema de prioridades, formando uma fila de dados a serem enviados e recebidos, priorizando os dados definidos como tal.
[pic]
Exemplo de Rede Ethernet
TOKEN RING
O padrão Token Ring foi desenvolvido pela IBM em meados de 1980 e circula em topologia anel, onde as estações devem aguardar sua