Etapas Da Evolu O Filos Fica De Auguste Comte
Na primeira etapa, Comte reflete sobre a sociedade do seu tempo. Os opúsculos descrevem e interpretam o momento histórico vivido pela sociedade europeia no principio do século XIX. Desde essa época, Auguste Comte conclui, a partir da analise da sociedade em que vive, que a reforma social tem como condição fundamental a reforma intelectual. Os imponderáveis de revolução ou a violência não permitem reorganizar a sociedade em crise. Para isso é preciso uma síntese das ciências e a criação de uma politica positivista.
Comte considera que a sociedade moderna esta em crise, e encontra a explicação dos problemas sociais na contradição entre uma ordem histórica teológica-militar dando lugar a uma ordem social cientifica-industrial que nasce.
Auguste Comte observa a contradição de dois tipos sociais que, segundo ele, só pode ser resolvida pelo triunfo do tipo social que chama de cientifico-industrial. Essa vitória é inevitável, mas pode ser mais ou menos acelerada. Com efeito, a função da sociologia é compreender o movimento pelo qual as coisas se transformam necessário de modo a ajudar a realização da ordem fundamental.
Na segunda etapa, Comte considera as sociedades da época e seu passado. Ele não renova seus temas, apenas aprofunda e executa, desenvolve e confirma duas leis essenciais que tinha enunciado nos opúsculos: a lei dos três estados e a classificação das ciências.
Segundo a lei dos três estados, o espirito humano teria passado por três fases sucessivas, que no pensamento de Comte, só tem um sentido rigoroso quando combinada com a classificação das ciências. Essa combinação tem como objetivo provar que a maneira de pensar que triunfou na matemática, na astronomia, na física, na química e na biologia deve se impor à politica, levando