Etapa 3 atps de redes de alta velocidade
Esta pesquisa tem como objetivo o melhor entendimento sobre a tecnologia ATM usada em redes de computador, alem de mostrar a aplicação da mesma pela Operadora Telefônica para os clientes em Guarulhos.
REDE ATM (Modo de Transferência Assíncrono)
ATM é uma tecnologia baseada na transmissão de pequenas unidades de informação.
Assíncrono - Forma de transmissão de dados que consiste em enviar a informação em intervalos irregulares. Operação que se desenrola de forma independente de qualquer mecanismo de sincronização em tempo ou comunicação que se processa em modelos de transferência de dados distintos para o upload e download, como o ADSL.
Na rede Ethernet os dados trafegando na rede são chamados de pacote, já na ATM são chamados de Células. Uma célula ATM tem o tamanho fixo de 53 Bytes.
O componente básico de uma rede ATM é o comutador (switch), também chamado de "Switch ATM". Que permite chavear e transferir as células em altíssima velocidade.
A Rede ATM é baseada em circuitos virtuais chamadas de VPI e VCI.
VPI - Caminho virtual disponível no meio físico de transmissão para comutação de células nos switches ATM.
VCI = Canal Virtual por onde os dados trafegam vindos da DSLAM em direção ao Switch ATM.
A interligação do VPI e VCI garante a comunicação da parte física (DSLAM) com a parte lógica (ATM). São considerados identificadores e sua função é facilitar a administração da rede.
CLP = indica a prioridade para o descarte de células pelos comutadores. O valor CLP=1 para uma célula implica em que, caso o nó tenha que descartar, esta célula será descartada primeiro.
CHECKSUM = No caso de uma transmissão de células o primeiro passo a ser efetuado é o checksum do cabeçalho, usado para reduzir a probabilidade de células serem entregues incorretamente devido a um erro no cabeçalho, mas sem pagar o preço de checksum num campo muito maior que é o de dados; e porque ATM foi projetada para usar fibra ótica, que é altamente confiável. É função das