Coordenadas cartesianas e geográficas
O Universo em que vivemos possui 4 dimensões, três são espaciais e uma é temporal. Assim, para situar um acontecimento no tempo recorremos à coordenada instante. Um intervalo de tempo mede a duração entre dois instantes.
O tempo desempenha um papel decisivo no funcionamento do sistema GPS pois o erro na determinação do intervalo de tempo que um sinal demora a percorrer a distância que medeia o emissor do recetor tem de ser muito pequeno.
É necessário precisão e exatidão dos relógios para que se possa localizar a posição do recetor GPS á superfície da Terra.
Os satélites artificiais do sistema GPS possuem relógios atómicos que fornecem o “ tempo GPS” , este é convertido pelos recetores GPS em “ tempo universal coordenado “ que se ajusta ao “ tempo médio de Greenwich “ . Por isso, os recetores GPS têm incorporado relógios de quartzo.
1.1.2) Relógios Qualquer tipo de relógio possui duas componentes fundamentais: um mecanismo que produz oscilações regulares e outro que conta as oscilações, convertendo-as numa unidade de tempo. Consoante esses osciladores sejam mecânicos, eletromecânicos ou atómicos, assim os relógios terão diferentes precisões.
• Os relógios mecânicos são baseados em oscilações pendulares. * Os relógios eletromecânicos, relógios de quartzo, baseiam-se nas oscilações de um cristal de quartzo, oscilações dos átomos de silício, pois os relógios de quartzo têm maior precisão que os mecânicos. Por volta de 1950 desenvolveram-se os relógios atómicos, que ainda têm maior precisão: os relógios atómicos, baseados nas radiações dos átomos de césio, têm margens de erro inferiores a um segundo em 100 milhões de anos. São o instrumento de medição de tempo mais preciso desenvolvido até hoje. * Os relógios atómicos baseiam-se na frequência das radiações emitidas, ou absorvidas, por átomos ou moléculas. Trata-se afinal de conseguir que a frequência da radiação