Etapa 3 Atps De Eletrica
Passo 1
Ler com atenção o texto sobre elétrica, disponível em:
• Elétrica. Ano 2002. Disponível:https://docs.google.com/open?id=0B9WATR68YYLOZjFkOGU5MmYtMzNlYi00Mjc5LWI1ZTEtZjZhZDRhYTlhYmQx>. Acesso em: 02 nov. 2011.
Passo 2
Responder as seguintes questões:
1- Como o fator de potência pode influenciar na conta de energia elétrica?
R= Não influência, pois fator de potencia (cos p) indica o quanto da energia é utilizada para realizar trabalho num circuito elétrico (potencia ativa). Quanto maior esse fator, maior o rendimento do circuito, já que mais energia é utilizada para realizar o trabalho. A outra parte da potência elétrica, chamada de potencia reativa é utilizada para criar os campos elétricos e magnéticos em circuitos indutivos/capacitivos. Ela não gera trabalho. A potencia total, chamada de potencia aparente, é a soma vetorial das potencias ativa e reativa. O medidor de energia elétrica mede apenas a potência ativa, já que seu principio de funcionamento se baseia na medição de tensão e corrente, semelhante à um multímetro. Para tanto, se o fator de potencia for muito baixo, haverá uma grande dissipação de potencia reativa q não será medida pelo medidor. Em instalações residenciais, onde as cargas indutivas e capacitivas são pequenas, isso não costuma acontecer. Mas em instalações industriais, isso às vezes constitui um problema, sendo às vezes necessária a instalação de bancos de capacitores para aumentar o fator de potencia e diminuir a potencia reativa do circuito.
2- Qual o menor valor de referência para fator de potência estabelecido pela ANEEL?
R= Não existe necessariamente um valor determinado pela ANEEL para fator de potência. existe um valor para que o consumidor não pague multa por baixo fator de potência ((fr) 0,92 indutivo ou capacitivo), Clientes que tenham carga com fator de potência menor terão sua energia e/ou demanda reativa excedentes tarifadas na sua conta.
3 Descreva, em linhas gerais, como pode ser realizada a