Atps De Eletrica ETAPA 3 E 4
Elementos
COMO FUNCIONA
DESENHO DO TRANSFORMADOR
FOTO DO TRANSFORMADOR
Passo 2
FUNÇÃO DO TRANSFORMADOR
Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, induzindotensões, correntes e/ou de modificar os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico.1
Inventado em 1831 por Michael Faraday,2 os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, ou seja, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday-Neumann-Lenz e da Lei de Lenz,1 onde se afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.
Transformadores só funcionam em corrente alternada. Não funcionam em corrente contínua.
O princípio da conversão eletromagnética diz que só há uma variação do fluxo magnético na presença de uma variação de corrente elétrica.
No transformador, a corrente elétrica alternada no primário gera um fluxo magnético alternado no núcleo do transformador. A bobina da secundária que é submetida a este campo magnético variável produz corrente elétrica alternada no secundário.
A tensão e corrente são diferentes no primário e secundário, mas a frequência é a mesma.
Passo 3
Retificador é um dispositivo que permite que uma tensão ou corrente alternada (CA) (normalmente senoidal) seja constante, ou seja, transformada em contínua. Existem vários tipos de retificadores e métodos complexos para seu projeto e construção, normalmente sendo empregados no circuito diodos e tiristores (esse últimos amplamente utilizados em retificadores de alta potência ). Os retificadores mais simples são do tipo meia-onda, onda completa com center tape e onda completa em ponte. O pior retificador é o retificador de meia-onda, pois