etapa 2
Passo 1
Pesquisar sobre o conceito de Microeconomia:
A Microeconomia, ou teoria de preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor integram e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos.
A analise microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (sojas, automóveis), e de fatores de produção (alugueis, salários e lucros), em mercados específicos. A teoria microeconômica não deve ser confundida, com a economia de empresas, pois tem enfoque distinto. A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação de preços no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.
A microeconomia predomina a visão de mercado como um todo.
Concluindo: A microeconomia, conhecida como teoria dos preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção (empresas ) a nível individual, estabelecendo critérios para a determinação do ponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais.
Em outras palavras, podemos dizer que a microeconomia é o estudo de como as famílias interagem em mercados específicos.
A microeconomia é chamada de teoria dos preços, uma vez que postula à articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livre funcionamento dos preços. A microeconomia desenvolve as teorias do consumidor, da produção e da distribuição ou repartição.
Um micro economista pode estudar: o controle dos alugueis sobre os imóveis residenciais de uma cidade; o impacto da competição estrangeiro sobre a indústria automobilística brasileira; os efeitos da freqüência escolar obrigatória sobre os ganhos dos trabalhadores.
Segundo, Clearest, em 24 de agosto de 2008:
As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de