Etapa 2 No Es
1. Como surgiu o Seguro no Brasil?
Os primeiros indícios de preocupação com algo relacionado a seguro no Brasil começou quando o Brasil foi levado a sério, com a vinda da Família Real, em 1808. A partir, desse momento houve preocupação em relação ao desenvolvimento, com a criação do Banco do Brasil, abertura dos portos para o comércio internacional, criação de fábricas, então nesse momento também houve a criação da primeira companhia seguradora, chamada Boa Fé, que foi regulamentada de acordo com a Casa de Seguros de Lisboa. Logo em seguida, na Bahia, foi autorizada a atividade da Companhia de Seguros Conceito Público. No Rio de Janeiro, por volta de 1810, houve autorização do funcionamento da Idenidade, ambas voltadas para o comércio marítimo.
2. Quais os elementos e definição de seguros?
Quanto aos elementos de contrato de seguros, não existe um consenso sobre os mesmos bem definidos, porém Alvim evidencia “o segurador, o segurado, o prêmio e o risco, isto é, o perigo possível que pode ocorrer ao objeto segurado”. De acordo com Oliveira “o segurador, o segurado, o risco, o prêmio e a apólice”. Já Bittencourt “risco, segurado, segurador, prêmio e a indenização”.
A definição de Souza sobre seguro é que “uma operação que toma a forma jurídica por meio de um contrato, em que uma das partes (segurador) se obriga com a outra (segurado ou beneficiário) mediante o recebimento de uma importância estipulada (prêmio), a compensá-la (indenização) por um prejuízo (sinistro), resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco), indicado no contrato”.
3- Qual é o objetivo de se fazer um Seguro?
O Seguro é entendido como “um plano ou dispositivo social que combina os riscos de indivíduos de um grupo
como “um plano ou dispositivo social que combina os riscos de indivíduos de um grupo, utilizando fundos contribuídos pelos membros desse grupo para pagar pelas perdas”.
Etapa 2
Elaborar um quadro contendo Cosseguro, Resseguro, Retrocessão e Fraude,