ETAPA 1
PASSO 1
O cenário da economia brasileira para o próximo ano e como isso pode afetar a decisão de onde investir
Nos últimos dois anos a economia do Brasil tem estado cada vez pior, e tudo por quê? Inflação e corrupção. Essas são palavras chaves que definem a queda da economia do país, deixando um cenário desequilibrado, sujo e com previsões de alta em várias áreas comerciais do país.
O Selic (taxa básica de juros) é o principal instrumento para tentar conter pressões inflacionárias. Analistas preveem que em 2015, 2016 haverá alta nos juros, o que põe em risco os investimentos, a economia do país e a geração de mais empregados no país. As metas impostas através do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) não estão sendo atingidas desde 2014, e a previsão é que não seja cumprida até o ano de 2016, que ainda será um ano onde a meta ficará acima da média. A estabilidade dessas taxas se manteve até o ano de 2013.
Para aqueles que querem investir, ou já investem aqui no Brasil, a situação é preocupante. Com a alta do dólar e a desvalorização do real como um escape para tentar proteger o Brasil dos produtos importados, investidores estão começando a investir onde a moeda é altamente valorizada gerando assim uma lucratividade maior do que se estivessem investindo aqui no Brasil.
As áreas mais afetadas pela alta da taxa de inflação no país são a alimentação, como carnes, legumes e verduras; energia elétrica, que teve alta significativa; bebidas, combustíveis, principalmente a gasolina e transporte urbano, onde as tarifas cobradas em ônibus e metrôs teve aumento.
Os brasileiros estão ficando cada vez mais preocupados com todas essas altas nos preços, fazendo com que toda a população fique cada vez mais inquieta, gerando assim, protestos e mais protestos em vários estados do país.
Empresas e mais empresas estão fechando e declarando falência com todo esse desfalque na economia, o que deixa milhares, milhões de cidadãos desempregados. Achar emprego está ainda mais