etapa 1
A concorrência pura ou perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresa). Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, no longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (em que as receitas superam os custos) , mas apenas os chamados lucros normais, que apresentam a remuneração implícita do empresário (seu custo oportunidade).
A empresa perfeita competitiva tem o preço estabelecido pelas forças de mercado e todas as firmas competentes desse mercado tornam – se tomadas de preço (“price takers”).
Monopólio
Em economia, monopólio ( do grego, monos um + polien vender) é como se denomina a situação em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço impondo preços aos que comercializam. A palavra monopólio quer dizer posse, direito ou privilégio de somente uma pessoa ou empresa. O mercado monopolista caracteriza – se por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nele existe um único empresário(empresa) dominando inteiramente a oferta. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições imposta pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto. Para que existam monopólios, deve haver barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmas no mercado. Essas barreiras se dividem em: monopólio puro ou natural, patentes, controle de matérias – primas básicas ou ainda em monopólio institucional ou estatal.
O monopólio é então uma forma de mercado nas economias capitalista, no qual uma empresa domina a produção e a oferta de certos produtos ou serviços que só ela tem.
Oligopólio
Oligopólio é uma situação de mercado nos países capitalistas onde existem poucos e grandes produtos de certa mercadoria ou serviço. O setor produtivo brasileiro é altamente oligopolizado, sendo possível encontrar inúmeros exemplos: montadoras de veículos, setor de cosmético, indústria de papel, bebidas, químicas, farmacêuticas, dentre