ETAPA 1 TEORIA DA CONTABILIDADE
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO Período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL
Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO
Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO
Período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.
A ciência da Contabilidade ainda se confundia com a ciência da Administração no século XVII, e o patrimônio se definia como um direito.
Na Itália, a Contabilidade começou a ser lecionada em 1809 com a aula de comércio da corte, esses estudos por sua vez fizeram surgir três escolas do pensamento contábil: Escola Lombarda, a Escola Toscana e Veneziana.
A Escola Lombarda foi liderada por Francesco Villa, ele provou que a escrituração e guarda livros não poderiam ser feitas por qualquer um que fosse apenas inteligente. A Contabilidade implicava em conhecer a natureza, os detalhes, as normas, as leis e as práticas que regem a matéria administradas, ou seja, o patrimônio. Era o pensamento patrimonialista.
Na Escola Veneziana, Fábio Bésta, seguidor de Francesco Villa, demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou muito perto de definir patrimônio como objeto da Contabilidade.
Foi Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, que definiu em 1923 que o objeto de estudo da Contabilidade