ETAPA 04 DA ATPS EDUCA O PROFISSINAL E EDUCA O EM AMBIENTES
860 palavras
4 páginas
A educação, durante muito tempo foi confundida com escola e ambas as palavras eram, muitas vezes, compreendidas como sinônimos. Atualmente, a compreensão vem se modificando, e podemos perceber tal feito até pelo número de adjetivos que vêm sendo colocados junto à palavra e ao contexto educacional, como: educação para a saúde, para o trânsito, ambiental, social e tantos outros.É característico da educação não-formal, um outro jeito de organizar e perceber a relação ensino-aprendizagem, educador/educando, produção de conhecimento no processo educacional. Uma dessas características é a importância e relevância das ações da prática e dos saberes e fazeres cotidianos.
O movimento da educação não-formal se deu através da existência de diferentes práticas que eram mediadas por relações educacionais, mas que não eram consideradas como educação por não obedecerem a uma série de requisitos formais, mas que, na prática estavam construindo diferentes modos de vivenciar e compreender o processo ensino-aprendizagem.
Outro fator que interferiu no surgimento e crescimento do campo da educação não-formal foi o das necessidades e exigências das indústrias e do mercado profissional, que nem sempre encontram profissionais habilitados, para suprir a demanda existente. A dificuldade para se encontrar tais profissionais se dá não no sentido desses possuirem certificação esperada e desejada, mas na distância percebida entre a formação oferecida pela escola formal e a velocidade com que ocorrem mudanças e atualizações no mercado profissional. Os meios de comunicação, em especial a televisão e, posteriormente, a internet, segundo Trilla, tiveram um importante papel no sentido de fazer com que a sociedade e a própria escola percebessem que a educação não é monopólio da escola e da família, despertando, dessa forma outros questionamentos sobre a formação de costumes e mudanças de comportamento provocados, ou ao menos divulgados e estimulados pelos meios de comunicação.
Ou