Estética da Criação Verbal
Objetivos Educacionais
Classificação
Estética da Criação Verbal
Leitura para seminário polifônico 01 - 05
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2ed. São Paulo. Martins Fontes, 1997. 2ª impressão: 2006.
Biografia de BAKHTIN, Mikhail. 2006:
Mikhail Mikhailóvitch Bakhtin nasceu em Orel, ao sul de Moscou, em 1895. De família aristocrática em decadência, cresceu entre Vínius e Odessa, cidades fronteiriças com grande variedade de línguas e culturas. Mais tarde, estudou Filosofia e Letras na Universidade de São Petersburgo, abordando em profundidade a formação em filosofia alemã; mesma época em que iniciou encontros para discutir linguagem, arte e literatura com intelectuais de formações variadas, no que se tornaria o círculo de Bakhtin. Em vida, publicou poucos livros, com destaque para Problemas da Poética de Dostoievski (1929).
Nesta obra, atualizada, Bakhtin (2006) aborda a questão do autor e a criação de uma personagem. O autor pontua diversas características que constroem uma personagem e como o autor se prepara e cria a mesma. Apesar de ser um árduo trabalho e personagem consegue transmitir idéias bem peculiares e próprias que podemos notar ao longo dos capítulos.
1. O autor e a personagem
Esta obra está dividida em nove capítulos. No primeiro capítulo Bakhtin (2006, p.3) fala sobre a relação do autor e sua criação de uma personagem.
Ao analisar esta relação – baseando-se nos exemplos das obras de Dostoievski, Puchkin e outros – de autor e personagem, este capítulo nos sugere examinar os princípios básicos, da criação da personagem, para depois traçarmos as vias de sua individuação e por último analisar o autor com sua personagem nas obras.
O autor manifesta o todo da personagem, nas obras de arte, e as manifestações particulares desta são importantes para distinguir esse todo como elemento da obra. Ao desenvolver a criação da personagem, o autor encontra de início, uma visão aleatória, seus resultados não são definidos