Estátistica descriptiva
Resumo
Ao longo deste trabalho regista-se o resultado do estudo do segmento jovem (16-27 anos) e dos seus hábitos alimentares. Vão ser abordados vários aspectos como a classificação de cada uma das variáveis apresentadas no questionário, no que se refere ao tipo de variável e nível de medida; referência ao método de amostragem e ao método de obtenção das respostas, apresentando as suas vantagens e desvantagens; aplicação dos conhecimentos em estatística o que possibilitam a caracterização dos inquiridos e as restantes questões do questionário e ainda, a utilização de tabelas e gráficos que permitam identificar associações entre variáveis.
Palavras-chave: * Jovens estudantes * Alimentação saudável * Medidas descritivas * Dados estatísticos * SPSS
INDICE:
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Estatística Descritiva realizou-se um inquérito por questionário onde os inquiridos foram abordados através de uma entrevista pessoal.
O inquérito incidiu-se num grupo de jovens com idade compreendida entre 16 e 27 anos tendo como objectivo avaliar os seus hábitos alimentares e posteriormente aplicar os conhecimentos da estatística e do programa SPSS para avaliação dos dados obtidos.
Foi optado por abordar o tema alimentação dado que é um tema actual de grande importância, que abrange a sociedade jovem actual. A ausência de alimentação saudável leva a graves consequências a nível de saúde e bem-estar do indivíduo, como por exemplo a obesidade. Os jovens ainda não estão completamente conscientes da sua importância, pois muitas vezes dirigem-se aos estabelecimentos de fast food ou alimentam-se mal por falta de cuidado ou conhecimentos neste assunto.
As questões foram exaustivamente pensadas de forma a conhecer, compreender e analisar os hábitos alimentares. As seleccionadas abrangem as perguntas relacionadas com consumo de gorduras e açúcares, quantidade de vezes que se alimenta por dia, quantidade de água que