Estágios Educação Física
O presente trabalho trata-se da descrição do período de estágio supervisionado na Educação Física Infantil. Sua finalidade é preparar o profissional acadêmico de Educação Física para posteriores trabalhos na área. Este estudo faz-se indispensável, pois a atividade física nessa faixa etária é essencial para o desenvolvimento físico, psicológico, da consciência corporal, do convívio social, da educação, do respeito a regras e além de tudo proporciona prazer para as crianças que participam.
Esta pesquisa foi realizada no Centro Educacional São Francisco, nas séries iniciais do ensino fundamental (primeiro e segundo ano). As aulas do período de observação eram ministradas pelo professor Paulo Sérgio de Sousa formado em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Metropolitana (Fametro). As aulas são feitas de maneira recreativa e em meio aquático, numa piscina localizada na escola. Esta é de tamanho razoável para comportar uma média de trinta alunos.
As aulas realizadas em meio aquático são muito importantes, pois exigem um maior esforço que não é percebido durante a atividade. A pressão no meio liquido é maior do que em um ambiente externo e isola o corpo da pressão atmosférica. Com isso os exercícios que muitas vezes alguns alunos não conseguiriam fazer no meio externo, acabam executando na água. Este tipo de trabalho é o mais indicado para atender o público alvo da escola que são os alunos em risco de obesidade infantil e acima do peso normal.
Por se basear em aulas desenvolvidas em meio líquido também deve ser voltada uma maior atenção para as atividades desenvolvidas. Principalmente aos alunos que estão na água, se estão usando equipamentos de segurança, se estão propensos á acidentes, caso estejam em situação de pânico, ou em conflito com outros alunos. Primeiro o professor deve ter a visão panorâmica do ambiente como forma de precaução, ser rápido em casos de necessidades e o mais importante de tudo, ser criativo em suas aulas para que