Estágios de desenvolvimento psicossocial- estágio 5
ESTÁGIO 5
RIO DE JANEIRO
SETEMBRO 2012
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
RIO DE JANEIRO
SETEMBRO 2012
ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO PSICOSOCIAL
ESTÁGIO 5
Este trabalho tem o objetivo de relatar a história de Joana, que hoje tem seu cotidiano afetado pelas drogas e pelo álcool devido aos acontecimentos que eclodiram no estágio 5 de sua vida.
Ao atingir a puberdade entra-se no estágio5, o estágio da adolescência. Por volta dos 12 até os 18 anos estamos em constantes mudanças, o corpo de criança aos poucos vai dando lugar ao futuro corpo adulto, as responsabilidades aumentam e a dependência dos pais diminui, e em meio a uma confusão de sentimentos, perdas e descobertas, começamos a construir nossa identidade, nossa singularidade, não se trata de um momento fácil, já que nossos hormônios estão a todo vapor e nossa cabeça ainda tenta encontrar seu papel na sociedade, e isso acarreta algumas características típicas do estágio, como: Flutuação de humor, afastamentos dos pais, sentimentos de onisciência e invulnerabilidade, busca por um grupo pertencente, e etc. Buscamos pessoas em quem se espelhar e seguir, pode ser uma celebridade, um parente ou um amigo, entretanto nem sempre é feita a escolha certa, e o adolescente pode agregar-se a um grupo de risco, ou seja, um grupo que faça uso de drogas lícitas ou ilícitas, que incite a violência e a promiscuidade e/ou outros fatores que caracterizam um grupo de risco.
E esse é o caso de Joana, com 21 anos a jovem encontra-se em uma situação preocupante, faz uso de drogas e não percebe o quanto isso a prejudica. Joana teve uma vida muito conturbada e seus problemas acarretaram uma série de conseqüências no estágio 5 de sua vida como podemos identificar nos relatos abaixo:
• Já no seu desenvolvimento intra-uterino, Joana não recebeu afeto de seus pais, o que é necessário para que