Estágios da demanda
A demanda é a procura de um indivíduo por um determinado bem ou serviço e refere-se à quantidade do que ele deseja comprar e se está capacitado a comprar.
A demanda é uma aspiração, um desejo e não a realização deste. Ela é um anseio de comprar e realização dele se dá pela compra do bem desejado. Logo, concluímos que demanda é a procura e não a compra. • É preciso que o consumidor tenha renda para participar do mercado do certo bem para assim poder comprá-lo. Na realidade, nem todo desejo do consumidor se manifesta no mercado sob a forma de demanda. O anseio de um consumidor comprar um bem somente influirá no preço de mercado desse bem se tal desejo puder ser traduzido em uma demanda monetária para o bem em questão.
• O Marketing tem a função de influenciar o desejo dos consumidores e não às necessidades destes. Ele faz de modo que o desejo por um produto específico se traduza por uma demanda. O Papel do Marketing é suscitar e entreter esta demanda.
Estágios da demanda
A administração de marketing é a parte do marketing que trata do gerenciamento da demanda. E que pretende regular o nível, o tempo e o caráter da demanda, a fim de ajudar a empresa a atingir seus objetivos. Para isso, são utilizadas várias estratégias: o marketing de conversão, de estímulo, de desenvolvimento, de sincronização ou sincromarketing, de manutenção, de redução ou demarketing e de estímulo. A demanda de um mercado pode se apresentar de diferentes formas em relação a um determinado bem ou serviço.
As principais formas como a demanda se expressa são: Demanda negativa, inexistente, latente, declinante, irregular, plena, excessiva e indesejada. Cada uma destas formas que a demanda pode apresentar exige uma tarefa específica do profissional de marketing, para modificá-la para um patamar que atenda aos objetivos da empresa.
Apresentaremos aqui os estágios da demanda e iremos comentar um pouco sobre eles dando alguns exemplos. Demonstraremos também