Estágio supervisionado-1
A Educação é fundamental para que a sociedade transmita suas culturas e dê oportunidade aos jovens de pensar e opinar.
Para Oliveira, “a Educação visa transmitir ao indivíduo cultural para integrá-lo na sociedade e nos grupos em que vive.”
A maneira de como a escola acolhe os alunos e profissionais que a integram revela como ele encara sua função social e se leva a sério seu projeto educativo.
Segundo Luiz Carlos de Menezes, “ao apresentar condições de atuação, problemas e propósitos, uma escola está envolvendo e formando cidadãos livres e capazes, agentes de transformação.”
A Escola Municipal Cezer Pelissari, situada na Rua Bauru, quadra 64, Jardim das Acácias, Luís Eduardo Magalhães-BA, como qualquer escola estruturada, possui um Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado a partir de estudos e discussões com a participação de professores, coordenadores e direção. Partindo dessa união de participantes, a Escola acredita na formação de valores em que as pessoas possam ser gradativamente transformadas, a partir de um trabalho consciente, persistente, sem rótulos ou preconceitos. Visando um bom desempenho dos educandos, acontece o Conselho de Classe a cada final de unidade, de forma tradicional, reunião de professores da turma e um integrante da equipe diretiva, com o objetivo de discutir acerca do desempenho dos alunos. Há sempre um preparo prévio dos integrantes do Conselho de Classe. Em termos de ensino e aprendizagem a Direção da Escola toma algumas medidas, a partir dos resultados no Conselho, os alunos apresentados pelo conselho, os alunos apresentados pelo Conselho com dificuldades de aprendizagens são encaminhados pelos coordenadores para aulas de reforço, com o intuito de sanar essas dificuldades.
Considerando que nossa cidade é bem transitória, os índices de evasão e repetência escolar é bem razoável, 4,86%. A turma com maior índice de evasão e repetência é a modalidade EJA, devido a