Estágio de História 6 Semestre
HISTÓRIA – 6º SEMESTRE
ROSIVÂNIA PEREIRA SOUZA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –
6º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Macaúbas
2014
ROSIVÂNIA PEREIRA SOUZA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –
6º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório III – 6º Semestre (150 horas)
Orientador: Profa. Cyntia Simioni França
Tutor eletrônico: Renan Saab Rodrigues Manaia
Tutor de sala:Elza Maria de Sousa de Oliveira
Macaúbas
2014
ESTUDO DE ARTIGO
Nos anos 1980, no interior das discussões sobre o ensino de História patrocinadas, entre outras instituições, pela ANPUH e pela SBPC, Marcos Silva, já professor do curso de História da Universidade de São Paulo, organizou uma coletânea de textos escritos por professores universitários e professores do então ensino de 1º e 2º graus: Repensando a História. Esse livro quebrava a perspectiva de que a universidade produzia conhecimento, e os professores formados por ela reproduziam-no, no máximo encontrando novas formas para fazê-lo. O diálogo proposto por essa obra caminhava não na direção da instituição de um caminho único para se pensar a questão do ensino, mas valorizando a heterogeneidade de perspectivas teóricas e as várias possibilidades abertas para a sua prática.
"A escola pode constituir um espaço democrático, onde diversas possibilidades de ensinar e aprender estão presentes.
Nesse sentido, a concepção de História como disciplina formativa aponta para a construção de novas práticas e possibilidades metodológicas que potencializam, indicam outras relações educativas no ensino de História, desde o processo de alfabetização da criança nos primeiros anos de escolaridade. O professor não está sozinho perante os saberes. Ele se relaciona com alunos que trazem consigo saberes, valores,