estudos disciplinares
Ações Ordinárias
Normalmente as ações ordinárias são mais caras que a preferencial, por causa do chamado prêmio pelo controle. Ações ordinárias garantem aos seus detentores direito a voto, ou seja, a possibilidade de participar na gestão da companhia, além é claro de garantir dividendos aos seus detentores..
Ações Preferenciais
O mesmo não possuem direito a voto, garantindo somente participação nos dividendos por parte de seus detentores. Em caso de falência têm preferência sobre a massa falida da empresa. De acordo com a legislação em vigor, as ações preferenciais não podem ultrapassar 50% do total de ações emitidas.
A sociedade por ações permite a separação entre a propriedade da empresa e seu controle efetivo, isso se dá através de ações com atributos diferentes. Logo a ação ordinária é a que dá o direito a voto ao acionista, ela permite o controle da empresa. Ja a ação preferencial não dá direito ao voto. Para compensar o acionista, este papel dá preferência na distribuição dos dividendos, que devem ser pelo menos 10% superiores aos das ordinárias.
As ações preferenciais apenas dão direito a voto em situações bastante especiais. É o caso quando a empresa deixa de pagar dividendos por três anos consecutivos, e a preferencial ganha direito temporário de voto, até que a empresa volte a pagar dividendos. A lei também garante o voto ao preferencialista quando estiver em votação qualquer alteração de seus direitos. As ações preferenciais podem estar divididas em classes diferentes - por conta de características específicas -, o que gera códigos como PNA e PNB.
As ações podem ser divididas em Ordinárias e Preferenciais em relação a sua espécie.