Estudos Disciplinares
• Se é verdade que “ninguém escapa da educação”, como se explica a expressão “falta de educação”?
Entende-se como falta de educação o fato de um indivíduo, apesar de saber a maneira certa de se relacionar em sociedade, agir de maneira contrária, não utilizando a educação recebida.
• Os índios das Seis Nações iniciam a sua carta com a expressão com “... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração”. Seria um sinal de ingenuidade? Explique seu ponto de vista. A expressão não soa como ingenuidade, pois podemos perceber ao longo do texto que os índios tinham a consciência de que os colonizadores queriam que os mesmos aprendessem sua cultura, porém esta cultura era inútil para os índios uma vez que eles já tinham seus próprios hábitos, necessidades e sociedade bem diferentes das de seus colonizadores.
• “Diferentes nações têm concepções diferentes das coisas”. Que relação há entre as diferentes nações e as diferentes educações de cada povo?
Podemos destacar como relação entre as diferentes nações e as diferentes educações de cada povo o fato de que cada um deles acreditava que sua cultura era a mais correta e necessária para a formação de homens.
• A nação brasileira apresenta apenas uma educação?
O Brasil, por ser um país miscigenado, apresenta diversas educações. Podemos citar a educação de nosso índios (que pode variar de acordo com a tribo), a daqueles que foram colonizados pelos portugueses, a dos imigrantes como italianos, japoneses, chineses, e a educação e cultura trazida pelos escravos que chegaram nos navios negreiros.
• “... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte (...). Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram (...) totalmente inúteis. Nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens”. Como se insere a educação