Estudos Dirigidos - Sistema Muscular - Sistema Circulatorio - Sistema Respiratorio
NOME ANTONIO CLEBIO DE OLIVEIRA BARBOSA FILHO
Anatomia Sistêmica
Estudo Dirigido 04 – 05 – 06
Fortaleza
2014
1. Definir, morfologicamente e funcionalmente, os músculos;
Morfologicamente: São estruturas que movem segmentos do corpo por encurtamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas, ou seja, por contração. Dentro do aparelho locomotor os músculos são elementos ativos do movimento, enquanto que os ossos são elementos passivos do movimento.
Funcionalmente: Produzem os movimentos corporais: movimentos globais do corpo, como andar e correr. Estabilização das Posições Corporais: a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
Regulação do Volume dos Órgãos: a contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco. Movimento de Substâncias dentro do Corpo: as contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Esse tipo de músculo também pode mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.
2. Conceituar, do ponto de vista funcional, os músculos nas suas variedades: estriado, liso e cardíaco;
Estriado: É encontrado unido aos ossos do esqueleto realiza movimentos rápidos e voluntários.
Liso: É encontrado nos órgãos internos, realiza movimentos lentos e não tem controle, são involuntários
Cardíaco: É encontrado somente no coração, e de aspecto estriado e de contração rápida e involuntária.
3. Conceituar, do ponto de vista morfológico e